Seja bem-vindo!
Conheça a Fundacouro
Foi em um Seminário das Indústrias de Curtumes do Rio Grande do Sul realizado pela AICSul, a ideia de uma fundação. Em 1979 foi lançada a Fundação Paulo Leuck Schuck – Fundacouro, mais uma cria da Escola de Curtimento, pois viera para suprir carências detectadas dentro do educandário. Ela nasceu para cumprir duas finalidades, a saber: conceder bolsas de estudos a alunos que tinham matrículas na Escola de Curtimento, com comprovada situação de carência econômico-financeira, e aplicar recursos que proporcionassem a melhoria das condições de ensino e do desenvolvimento da ciência e da tecnologia do couro.
Seu nome é uma homenagem a um dos grandes líderes da história recente do setor coureiro do Rio Grande do Sul e também um dos idealizadores da Escola de Curtimento. Foi inaugurada oficialmente em 17 de abril de 1980 e teve os estatutos aprovados pela Portaria no 120/80, de 21 de fevereiro de 1980, assinada pelo então procurador geral da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Mondercil Paulo de Moraes, que diz:
– O Procurador Geral da Justiça, no uso das atribuições que lhe conferem os artigos 652, § 1o do Código de Processo Civil e 27 do Código Civil, combinados, resolve aprovar os estatutos da Fundação Paulo Leuck Schuck, sediada em Novo Hamburgo, de conformidade com o que consta do processo nº 53/80, desta Procuradoria Geral da Justiça.
Com o passar dos anos, outras atribuições foram sendo incorporadas pela Fundação Paulo Leuck Schuck, que é um importante pilar do IST – Instituto SENAI de Tecnologia Couro e Meio Ambiente. Auxilia financeiramente nas pesquisas e faz um elo de ligação da instituição com as empresas, auxiliando também a direção do educandário. A Fundação é fruto da iniciativa e liderança dos gaúchos, mas é uma instituição nacional, uma vez que dá suporte a empresas de todo o país, beneficiando anualmente considerável número de alunos provenientes dos mais diversos estados da Federação.
Trecho do Livro “Para Sempre a Escola - 50 Anos bem curtidos”, SENAI, 2018.